Como Utilizar Espelhos em Projetos de Ambientes

espelho chão 03.jpg

Como Utilizar Espelhos na Decoração de Ambientes

Espelho, espelho meu…

Os espelhos são objetos de decoração muito versáteis e podem ser usados em qualquer tipo de ambiente e nos mais variados estilos de decoração, isso porque a moldura ou o acabamento da lapidação são os elementos que determinam a linguagem, ou o estilo escolhido.

wall-mirror-decorating-ideas.png

Os espelhos além de decorar, transmitir leveza, sofisticação e beleza, ainda são capazes de proporcionar sensação de amplitude e refletir luz natural fazendo com que o ambiente fique mais iluminado.

Apesar de serem utilizados em qualquer ambiente, é mais comum vermos espelhos em lavabos e banheiros, salas de estar e jantar, halls de entrada, quartos e closets.

Neste artigo estão algumas sugestões de espelhos muito interessantes para serem usados nesses ambientes, abuse da criatividade para criar ambientes cheios de elegância com essa peça que é um coringa para a decoração.

Modelos e Aplicações

– Com Moldura ou Sem Moldura?

Espelhos podem ser aplicados com ou sem moldura, e a opção pelo modelo vai depender do estilo de decoração do ambiente. Sendo que espelhos com molduras mais trabalhadas ou até sem moldura, porém com formato também mais trabalhado se adaptam melhor a ambientes com estilo clássico, enquanto que os sem moldura ou com molduras retas e lisas ficam melhores em ambientes contemporâneos e modernos.

Wall-mirror-decoration-idea.jpg frameless-bathroom-vanity-mirror-nqdln.jpgmirror-wall-art-ideas.jpg

– Fixados diretamente na parede:

Podem ser aplicados diretamente na parede (rente a parede como quadros) sendo fixados por colas especiais ou utilizando pistões cromados quando não possuem molduras.

Os acabamentos podem ser lapidados, de junção ou bisotado (neste link veja como modelar um espelho bisotado com Sketchup).

Espelhos lapidados são aqueles com acabamento reto, simples apenas “polido” nas bordas.

espelho polido 03.jpg

espelho polido 01.jpg

Espelho bisotado é o espelho que tem o acabamento chanfrado nas bordas. E esse chanfro pode pequeno, variando entre 0,5cm e 3cm ou bem maiores, criando um efeito “moldura” no próprio espelho:

espelho bisotado grande.jpg

Espelho de junção ou painel de espelhos, nada mais é do que vários espelhos formando um painel que reveste uma ou mais paredes de um ambiente, e os acabamentos podem ser polido ou bisotado.

espelho junção 03.png espelho junção 01.jpg

espelho junção 02.JPG

– Espelhos Flutuantes:

São fixados na parede por meio de um suporte (o suporte é que está fixado direto na parede) para criar uma pequena distância, dando a sensação de que está realmente flutuando. Esse tipo de fixação pode ter uma inclinação leve ou estar posicionado em paralelo com a parede.

espelho flutuante 01.jpg espelho flutuante 03.jpg

espelho flutuante 02.jpg

– Espelhos Fixados no Teto

Os espelhos utilizados nesse tipo de fixação devem ser de vidro temperado, por ser conhecido como um material de segurança, pois não quebra com facilidade. Isso porque esse tipo de fixação oferece bastante perigo caso venha se desprender do teto.

Deve-se ainda ter bastante atenção quanto à altura do pé direito e o peso do vidro (espelho), pois quanto maior a altura e o peso da peça, os danos em caso de queda ou quebra podem ser graves.

espelho teto 01.jpg

espelho teto 02.jpg

– Fixado em Paredes Revestidas com Texturas

Os espelhos são realmente muito versáteis e interagem muito com qualquer tipo de material, podem ser usados sem medo em paredes revestidas com papéis de parede listrados, florais, lisos, listrados, rústicos e texturizados.

espelho e papel de parede 01.jpg

espelho e papel de parede 03.jpg

Vários tipos de pedras:

espelho textura 02.jpg espelho textura 03.jpg

espelho textura 04.jpg

Além de conversarem muito bem com painéis de madeiras e laminados, fazendo composições com adesivos de paredes (veja neste link como colocar adesivos em paredes com Sketchup) e até sobrepostos a outro espelho.

espelho painel de madeira 02.jpgespelho painel de madeira 03.jpg

adesivo e espelho 02.png

espelho e adesivo 01.jpg

– Apoiados no Chão

Espelhos apoiados no chão garantem ambientes com muito charme e originalidade.

“Você pode utilizar os espelhos apoiados no chão em algum canto na sua sala, atrás de criados mudos nos quartos, ao lado da cama, no banheiro se você tiver um bom espaço, em closets, ou atrás de móveis como aparadores, mesas de apoio, poltronas, luminárias. São muito versáteis e ficam bons em qualquer lugar.”

espelho chão 04.jpg

Colocado levemente inclinado é um excelente recurso quando a imagem refletida não está sendo visualizada facilmente. Ou seja, a imagem refletida pode ser jogada um pouco para baixo ou para cima da linha, fazendo com que o espelho sem ser invasivo, cumpra seu papel de iluminar e ampliar o ambiente.

espelho chão 01.jpg

espelho chão 02.jpg

espelho chão 03.jpg

– Apoiado em Móveis

Muitas vezes as pessoas deixam de usar espelhos devido à instalação, que normalmente é fixado à parede ou a painéis. Porém o uso do espelho solto seja no chão ou sobre algum móvel vem sendo usado cada vez mais em decoração e isso facilita ainda mais a inserção desse objeto tão versátil no ambiente, em algumas lojas já é possível encontrar modelos prontos e próprios para serem usados soltos. E essa é uma sugestão para quem tem medo de aderir ao uso do espelho devido a fixação e impossibilidade de mudança do objeto.

Para criar um efeito bem diferenciado na decoração, posicione um abajur ou uma luminária em frente ao espelho. A luz será duplicada ao mesmo tempo em que cria um efeito sensacional.

espelho em movel 01.jpg

espelho em movel 02.jpg espelho em movel 03.JPG espelho em movel 04.png espelho em movel 05.jpg

– Revestindo Móveis

Podemos ainda revestir detalhes ou móveis inteiros com espelho. Criados mudos e mesas de centro (ou bases de mesa de jantar), totalmente revestidos com espelhos criam o efeito fantástico de “objetos flutuantes” quando a decoração é disposta sobre esses móveis [INCREMENTAR MELHOR].

Os espelhos podem ainda ser usados em sua totalidade ou em pequenos detalhes como em fundo de prateleiras, portas de armários, ou apenas nas frentes de gavetas de cômodas e criados, biombos e painéis de cama.

móveis espelhados 01.jpg móveis espelhados 02.jpg

móveis espelhados 03.jpg

móveis espelhados 04.jpg móveis espelhados 05.jpg

móveis espelhados 06.jpg

Como você viu, os espelhos são realmente muito versáteis e podem ser utilizados em infinitas formas de aplicações e composições, bastando usar nossa criatividade para transformar um ambiente com essa peça que é ao mesmo tempo tão simples e tão poderosa.

E para facilitar ainda mais o seu trabalho te ajudar a criar uma composição brilhante, selecionei alguns modelos de espelhos para você usar nas suas modelagens com Sketchup. É só clicar no link abaixo para fazer o download dos componentes.

Clique aqui para baixar os Espelhos para Sketchup.

Para finalizar, algumas dicas para usar espelhos [com ainda mais facilidade/sem complicações VER AINDA]:

– Para pessoas que gostam de espelho, mas não querem ficar se vendo o tempo todo, o ideal é posicioná-los nos cantos das paredes.

– Não use espelhos com incidência direta de luz solar para evitar reflexos ofuscantes.

– Espelhos corrigem proporções em ambientes. Por exemplo, se o ambiente é comprido e estreito ou vice-versa, sendo fixado na maior parede criará a ilusão de um espaço maior e mais proporcional, tornando-o mais amplo e aconchegante.

– Espelhos em excesso nas paredes ou objetos causam a sensação de labirinto e fazem com que as pessoas percam a referência de onde estão.

– Sugira espelhos produzidos sem cobre, pois a ausência deste componente torna-o mais resistente à corrosão tendo uma vida útil bem maior.

– Evite posicionar espelhos um de frente pro outro, porque criam o efeito de infinito.

Então é isso aí, seguindo essas dicas e usando sempre o bom senso você terá projetos com decorações fantásticas! Espero que tenha gostado,

E vida longa aos espelhos!

BAIXE AQUI alguns componentes de espelho para Sketchup

Um grande abraço,

Izabel Lima

1 Comment

  • José Jorge

    Reply Reply 3 de dezembro de 2014

    Ola Isabel, parabéns pelo post, e obrigado pelas dicas e arquivos. Saúde e paz!

Leave A Response

* Denotes Required Field