Kerkythea – Quando a Imagem Renderizada não Aparece

Olá, aqui é a Izabel Lima em mais um vídeo, tirando as dúvidas que recebo dos leitores do blog sobre renderização com Kerkythea.

E neste vídeo você verá o que fazer quando a imagem não aparece na renderização ou fica fica tudo escuro:

 

A pessoa fez a cena no Sketchup pra renderizar no Kerkythea, exportou certinho pro Kerkythea, mas quando vai renderizar, ao invés de aparecer a imagem Renderizada não aparece nada, fica tudo escuro.

Isso acontece normalmente cenas de ambientes pequenos ou muito pequenos. Porque queremos ter o máximo de visão possível da cena e acabamos deixando a câmera muito próxima da parede, ainda lá no Sketchup. Deixando até uma parte da parede visível em uma área onde vemos que não vai aparecer no render.

E exportamos para o Kerkythea dessa forma, com uma parte da cena visível porém com um pedaço de parede também visível.

Exportando assim, o Kerkythea entende que naquela parte não tem só uma parte interna da parede à mostra. Mas que a câmera está toda dentro da parede, ficando na frente e praticamente junto da câmera, e como na parte interna da parede não tem nenhuma iluminação ficará tudo escuro.

Por isso a imagem não aparece, ficando tudo escuro como se não tivesse renderizado.

E para resolver esse problema é bem simples, e você pode fazer de duas formas:

A primeira é voltar ao Sketchup e aumentar o campo de visão. Digitando a letra Z e aumentando o valor do grau de visão. Eu prefiro sempre que possível trabalhar com 35 graus, que é o alcance de visão do olho humano, porém quando não é possível, uso valores entre 45 e 50 graus no máximo, porque aumentando demais você terá uma cena muito distorcida, o que foge muito da realidade. Depois que ajustar as câmeras é só exportar para o Kerkythea novamente.

Agora, se o problema é com uma ou duas câmeras apenas, e você não quer exportar tudo de novo, você pode usar a segunda opção direto no Kerkythea:

Basta afastar um pouco a câmera da parede levando pra frente, e na opção de câmera das configurações de render deixar marcada opção de câmera “Current Viewer” para que o modo de visão atual (o que está aparecendo na sua área de trabalho do Kerkythea) seja renderizado. Se você fez o afastamento mas na opção de qual câmera será Renderizada, ainda estiver marcada uma determinada câmera, o Kerkythea continuará renderizando a imagem exatamente igual foi importada do Sketchup. Então sempre lembrar de deixar na opção “Current Viewer”

Então é isso aí, mais uma dúvida tirada e como você viu no Kerkythea é tudo muito fácil de configurar e resolver.

E se você tem alguma dúvida ou gostou deste vídeo, deixe um comentário pra mim abaixo.

Um grande abraço e até a próxima!

Izabel Lima

Leave A Response

* Denotes Required Field