Sketchup – Interface Básica

Sketchup Ideias 3D Sketchup   Interface Básica

Aprenda sobre os recursos presentes nas ferramentas básicas do Sketchup e suas funcionalidades.

 

INTERFACE BÁSICA PARTE 1

Vamos ver um pouco sobre a interface básica do Sketchup neste tutorial.

O Sketchup é um programa fácil e objetivo para se trabalhar com 3d, especialmente para maquetes eletronicas ou para quem está começando na área de 3d. Sua instalação é simples e rápida, e o melhor, tem suas versões gratuitas, o que o  torna muito acessível.

Quando instalamos o SU, ele abre uma janela de diálogos para você escolher o estilo da interface, escolha a opção  simples em metros, que é melhor de trabalhar. Essa é a  viewport do programa, ou seja, a área de trabalho onde vamos modelar os objetos 3d que precisarmos.

É uma área simples, o que deixa mais fácil a utilização do programa especialmente para quem está começando com modelagem 3d. Porém, ela já vem com alguns ícones e ferramentas habilitados, conforme a imagem abaixo:

1119 Sketchup   Interface Básica

Nesta primeira parte do tutorial, vamos ver as ferramentas básicas do Sketchup, em seguida veremos mais detalhadamente as ferramentas mais avançadas. Inicialmente o SU vem habilitado com as CAIXA DE MEDIDAS, EIXOS, FERRAMENTAS BÁSICAS e JANELAS:

420 Sketchup   Interface Básica

CAIXA DE MEDIDAS

A ferramenta CAIXA DE MEDIDAS, é muito importante e útil, ela fica na parte inferior direita da área de trabalho do SU. Nela você digitará todas as medidas quando estiver trabalhando com as ferramentas tanto básicas quando avançadas. Ela também mostra automaticamente as medidas de uma distância a outra quando algum componente está sendo movido ou modificado. Você digitará a o valor da medida quando quiser um tamanho exato do componente que estiver criando com alguma das ferramentas do programa.

Por exemplo, a ferramenta LINHA que veremos primeiro, você clica na ferramenta em seguida clica na área de trabalho no local desejado e move o cursor na direção do eixo que você queira fazer a linha e digite a medida que será a linha e o valor aparecerá na caixa de medidas. Digite ENTER e está pronta sua primeira linha. Você poderá procesguir assim com basicamente todas as ferramentas.

Se você quiser um retângulo, clique na ferramenta RETANGULO, clique na área de trabalho e digite o tamanho do retângulo ou quadrado que queira fazer. Se você quer um quadrado de 1 m x 1 m, digite 1;1 que o programa entenderá o ponto-e-vírgula como duas medidas distintas. Se você quiser uma medida “quebrada” digite por exemplo, 1,2;1,6 e você terá um quadrado com essas medidas.

A segunda ferramenta super inportante que temos no SU são os EIXOS. Esses eixos estão presentes em todos os programas 3d e correspondem aos eixos do mundo real e servem para você  se localizar dentro do programa e para não ficar criando componentes sem nenhuma coordenada e se perder. Os EIXOS tem três linhas, uma vermelha, uma verde e uma azul. Elas correspondem aos eixos x,y e z respectivamente. A linha vermelha simboliza o eixo X o qual você move e modifica para esquerda e direita, a linha verde corresponde ao eixo Y e você move e modifica para frente e para trás e o a linha azul representa o eixo Z, que você move e modifica para cima e para baixo. Os eixos estão em linha sólida até determinado ponto onde se encontram (ali na parte de baixo da mulher modelinho do SU). Ali é o ponto zero da escala de posiivo e negativo. Abaixo disso, perceba que a linha se torna pontilhada. Ali começa a escala abaixo de zero. Evite modelar abaixo dessa linha porque costuma ter problemas com alguns renderizadores.

Prosseguindo, temos as FERRAMENTAS BÁSICAS.

As ferramentas do Skecthup são separadas em grupos. Nessa primeira página vêm habilitados os grupos:

  • Desenho
  • Principal
  • Modificação
  • Câmera
  • Google

GRUPO DESENHO

No grupo DESENHO, temos as ferramentas:

linha Sketchup   Interface BásicaLINHA – Com o ícone do lápis, onde podemos desenhar linhas em qualquer sentido e de qualquer tamanho.

retangulo Sketchup   Interface BásicaRETÂNGULO – Com o ícone de um quadradinho. Podemos fazer formas retangulares e quadradas em qualquer sentido e qualquer tamanho. Pode-se gerar formas retangulares primárias para modelar mais complexamente depois.

circulo Sketchup   Interface BásicaCÍRCULO – Com o ícone de um circulo. Faz circulos em qualquer sentido sentido e tamanho.

arco Sketchup   Interface BásicaARCO – Com o ícone de uma linha arqueada, faz arcos em diversos ângulos e tamanhos.

239 Sketchup   Interface Básica

GRUPO PRINCIPAL

O Segundo grupo é o PRINCIPAL, nele temos as ferramentas:

selecionar Sketchup   Interface Básica SELECIONAR – Apesar de ser o primeiro ícone na lista de menus, a ferramenta selecionar faz parte do grupo de principais. ela tem basicamente a mesma função da seta do mouse em uso geral, como selecionar determinado objeto ou desfazer seleção clicando em uma área fora do desenho modelado.

criar componente Sketchup   Interface Básica CRIAR COMPONENTE – Usada para criar componentes, ou seja, transforma vários componentes da sua cena previamente selecionados em apenas um componente que pode ser editado posteriormente.

borracha Sketchup   Interface Básica BORRACHA – Tem exatamente a função que o nome determina. Ela apaga linhas ou exclui entidades. A Borracha também pode ser usada para ocultar e suavizar arestas.

fita metrica Sketchup   Interface Básica FITA MÉTRICA – A ferramenta Fita métrica é usada principalmente para medir distâncias entre dois pontos. Para utilizar a fita métrica corretamente, selecione a ferramenta fita métrica e o cursor se transformará no ícone da fita métrica. Clique no ponto inicial de sua medida mova o cursor em direção ao ponto final que deseja medir, aparecerá a distância entre os pontos que foi medido.

pintura Sketchup   Interface Básica PINTURA – A ferramenta Pintura serve para pintar os componentes com os materiais que você escolher. Para utilizar a ferramenta pintura, selecione-a e o seu cursor se tranformará no baldinho de tinta do ícone. Selecione um material na janela de materiais ou usando o seletor de materiais da janela materiais. (A janela flutuante de materiais está no menu JANELA-MATERIAIS, mas vamos ver sobre texturização em outro tutorial mais completo).

326 Sketchup   Interface Básica

GRUPO MODIFICAÇÃO

O terceiro grupo de ferramentas, é o grupo MODIFICAÇÃO. Na janela inicial básica, ele vem com as seguintes ferramentas:

puxar Sketchup   Interface Básica EMPURRAR / PUXAR – A ferramenta Empurrar/Puxar é usada para expandir ou retrair o volume da geometria de seus modelos. Para utilizar esta ferramenta, selecione-a e o cursor se transformará no ícone EMPURRAR/PUXAR , em seguida clique na face que você deseja expandir ou retrair e mova o cursor para criar ou diminuir o volume. Você pode puxar apenas um pouquinho de digitar a medida que quer expandir ou retrair de sua face na caixa de medidas.

mover Sketchup   Interface Básica MOVER – De extrema importância na criação de cenas, a ferramenta MOVER, como o próprio nome diz, move os objetos aleatoriamentes ou com precisão pela cena. Para movimentos aleatórios basta selecionar a ferramenta MOVER e direcionar o objeto em qualquer parte da cena ou para mover com precisão, você pode especificar um novo comprimento de deslocamento durante ou imediatamente após uma operação de deslocamento. Para digitar um valor de deslocamento durante uma operação de deslocamento, você deve selecionar a ferramenta de seleção (a setinha preta) e selecionar os componentes que quer mover. Em seguida selecione a ferramenta MOVER e a setinha se tranformará no ícone da ferramenta (praticamente em todas as ferramentras o cursor se transformará no ícone da ferramenta selecionada), clique uma vez para selecionar o ponto inicial da operação de deslocamento, depois mova o seu cursor para começar a mover os componentes na direção desejada. Os componentes selecionados seguirão o cursor conforme você mover o seu mouse. Além disso, uma linha de inferência aparecerá entre os pontos inicial e final do deslocamento e a distância percorrida pelo deslocamento será exibida dinamicamente na caixa da ferramentas Medidas. Digite o valor de deslocamento positivo ou negativo (por exemplo, 50 m ou -30m) na caixa da ferramenta Medidas. Tecle ENTER e pronto. Seu objeto está onde você desejar com a medida exata.

rotar Sketchup   Interface Básica ROTAR – A ferramenta ROTAR é usada para rotar, alongar, distorcer ou copiar entidades ao longo de um caminho arredondado. Você pode girar uma geometria em três diferentes planos de um ambiente tridimensional (3D). Para rotar uma geometria usando a ferramenta Rotar, selecione a ferramenta ROTA, clique no objeto que deseja rotacionar, em seguida mova o cursor circularmente até que esteja no ponto inicial da rotação.

equidistancia Sketchup   Interface Básica EQUIDISTÂNCIA – Esta ferramenta é usada para criar cópias de linhas e faces que estejam a uma distância uniforme das entidades originais. Você pode fazer que as arestas das faces sejam eqüidistantes tanto dentro como fora da face original. A ação de aplicar o efeito de eqüidistância a uma face sempre terá como resultado a criação de uma nova face. Assim como as demais ferramentas do SU, você pode digitar na caixa de medidas a distância precisa que deseja suas linhas ou faces. Para isso, clique na face ou aresta que queira duplicar, em seguida clique na ferramenta EQUIDISTÂNCIA, clique na face selecionada e mova o cursor para dentro ou para fora, de um clique ou apenas largue o mouse e digite a distância que você deseja entre as linhas e aperte ENTER. As linhas estarão nas distâncias exatas que você deseja.

O quarto grupo de ferramentas básicas do SU, é o grupo CAMERA. Neste grupo estão as ferramentas para movimentar a visualização da sua cena. Ou seja, eles tem basicamente a função de uma câmera mesmo e servem para enquadrar sua cena na visualização que você deseja. Esse grupo é formado pelas ferramentas:

orbitar Sketchup   Interface Básica ORBITAR – A ferramenta ORBITAR é usada quando você quer rotacionar a camera ao redor do modelo ou da cena. Também é útil quando você deseja visualizar a geometria de fora. Para orbitar usando a ferramenta, selecione-a e mova o cursor em qualquer direção para rotacionar sua cena.

panoramica Sketchup   Interface BásicaPANORÂMICA – A ferramenta PANORÂMICA é usada para mover a câmera, que na verdade é o seu campo de visão para direita e esquerda, para cima e para baixo. Para utilizar esta ferramenta, selecione-a e clique com o mouse na cena. Com o mouse clicado mova na direção que você deseja.

zoom Sketchup   Interface Básica ZOOM – A ferramenta zoom é utilizada para aumentar ou diminuir seu campo de visão da cena. Para utilizar a ferramenta ZOOM clique no ícone da ferramenta, clique e mantenha o mouse clicado em qualquer ponto da área de desenho e mova o mouse para cima e para baixo para aumentar e diminuir o campo de visão.

zoom centralizado Sketchup   Interface Básica MODELO CENTRALIZADO  – A ferramenta MODELO CENTRALIZADO, é usada geralmente, quando o modelo desaparece da tela ou quando sua visualização fica confusa. Para utilizá-la clique no ícone da ferramenta e o modelo ficará centralizado na tela.

As ferramentas básicas vêm ainda, com um último grupo. O grupo de ferramentas do Google.

GRUPO FERRAMENTAS DO GOOGLE

Então vamos para a segunda parte do nosso tutorial sobre interface básica do Sketchup. Vamos para o ultimo grupo básico, as ferramentas do Google. A primeira ferramenta deste grupo é:

LOCALIZACAO Sketchup   Interface Básica ADICIONAR LOCALIZAÇÃO – Esta ferramenta facilita encontrar e capturar informações de localização de qualquer lugar do mundo para colocar em sua cena (por exemplo, se você está fazendo a maquete de uma casa e quer coloca-la bem no terreno, use esta ferramenta), sem precisar usar o Google Earth, e em cores!  Para adicionar uma nova localização. Clique no ícone ADICIONAR LOCALIZAÇÃO. Aparecerá uma caixa de diálogos para navegar pela localização desejada. Digite o nome da localização que você deseja para facilitar e clique em PESQUISAR, logo ao lado.  Aparecerá a localização que você digitou (ele aceita nome de ruas, bairros) Veja a imagem:

25 300x161 Sketchup   Interface Básica

Tendo encontrado bem certo a localização que você deseja, clique em SELECIONAR REGIÃO. Aparecerá um quadradinho com quatro taxinhas ao redor da localização que você escolheu. Você pode move-los até encontrar o ponto exato que você deseja localizar.

310 300x161 Sketchup   Interface Básica

Clique em CAPTURAR e será selecionado um plano com o mapa das coordenadas que você escolheu:

41 300x161 Sketchup   Interface Básica

Sua imagem deverá estar como a figura acima. Se você perceber a imagem vem bloqueada. Ou seja você não pode configurar nada nela. Para desbloquear, clique com o botão direito do mouse em cima do plano e clique em DESBLOQUEAR. A linha que envolve a figura ficará azul e estará pronta para editar.

ATIVAR DES TERRENO ativado Sketchup   Interface Básica ATIVAR / DESATIVAR TERRENO – Esta é a segunda ferramenta deste grupo. Esta ferramenta serve para criar curvas de níveis e ser exportadas para programas de cad e pode ser usada em conjunto com a ferramenta anterior. Veja:

Depois de ter importado sua localização com a ferramenta anterior, clique em ATIVAR/DESATIVAR TERRENO.

510 300x161 Sketchup   Interface Básica

Em seguida, faça um plano no ponto mais baixo do mapa usando a ferramenta RETÂNGULO.

610 300x161 Sketchup   Interface Básica

Com a ferramenta MOVER/COPIAR, pressione a tecla CTRL, assim que surgir o sinal  “+” para que seja criada a cópia  seleciona-se o plano e arraste na direção do eixo Z na altura de 1m. Após a cópia ter sido efetuada na CAIXA DE MEDIAS (canto inferior direito da tela) digite por exemplo X40. Isso fará com que 40 planos sejam distribuidos de forma equidistante.

79 300x161 Sketchup   Interface Básica

Selecione todos os planos e dê um clique com o botão direito do mouse, a seguir ative a opção INTERSECCIONAR FACES COM O MODELO. Em seguida apague apenas os planos para visualizar as curvas de nível.

82 300x161 Sketchup   Interface Básica

Agora é só exportar para qualquer software CAD.

AD NV EDIF Sketchup   Interface Básica ADICIONAR NOVO EDIFICIO – Esta ferramenta serve para modelar edificio tridimensionais a partir de fotos localizadas pelo Google Earth. Para criar edificios, clique no ícone da ferramenta. Se você não tiver instalado o plugin do Google Earth, aparecerá uma caixa de diálogos pedindo para instalar:

910 300x161 Sketchup   Interface Básica

Clique em FAZER DOWNLOAD AGORA e instale o plugin do Google Earth.

1010 300x161 Sketchup   Interface Básica

Aparecerá a seguinte caixa de diálogos onde você poderá visualizar onde estão os locais que tem edifícios disponíveis no Google Earth para ser modelados em 3d.

1110 300x161 Sketchup   Interface Básica

Em seguida siga os passos abaixo:

  • Abra o Modelador de Edifícios (http://sketchup.google.com/buildingmaker).
  • Crie um modelo no Modelador de Edifícios. Alinhe cada bloco com pelo menos seis imagens para assegurar que todas essas imagens aparecerão no SketchUp. Consulte o Guia de primeiros passos do Modelador de Edifícios para obter mais informações. A imagem a seguir contém um modelo simples de edifício com dois blocos:

bm 1011015 BMSU1 pt BR Sketchup   Interface Básica

  • Salve o modelo no Modelador de Edifícios.
  • Selecione o item de menu Meus modelos no menu Meu armazém.
  • Clique no edifício que você acabou de criar.
  • Clique no botão Fazer download do modelo. Aparecerá uma lista de tipos de arquivos para download.
  • Clique no link ao lado de “SketchUp 8 (.skp)”. A caixa de diálogo “Gerando arquivo do SketchUp” aparece. O arquivo resultante do SketchUp (.skp) é salvo em seu computador.
  • Clique duas vezes no arquivo do SketchUp resultante para carregar o SketchUp. O modelo do edifício aparece no SketchUp com uma guia para cada imagem que você usou no Modelador de Edifícios. Cada cena é uma cena que corresponde à foto. A imagem a seguir mostra o modelo no SketchUp com as guias de cena correspondentes:

bm 1011015 BMSU2 pt BR Sketchup   Interface Básica

A imagem a seguir mostra as miniaturas das cenas no Gerenciador de cenas (observe que a cena ativa apresenta um ícone em forma de lápis):

bm 1011015 BMSU3 pt BR Sketchup   Interface Básica

  • Faça as modificações no modelo no SketchUp 8. A imagem a seguir mostra o edifício com unidades de ar-condicionado e uma placa modelada no SketchUp usando o modo Desenhar sobre a imagem:

bm 1011015 BMSU4 pt BR Sketchup   Interface Básica

  • Clique no botão Compartilhar modelo (get ShareModel pt BR Sketchup   Interface Básica) do SketchUp. O modelo é enviado de volta ao Armazém 3D e é colocado sobre o modelo original do Modelador de Edifícios.

DO SKETCHUP PARA O MODELADOR DE EDIFÍCIOS

Para criar um modelo no Modelador de Edifícios no SketchUp e modificar esse modelo no SketchUp:

  1. Clique no botão Adicionar novo edifício (sketchup 1005255 BuildingMaker pt BR Sketchup   Interface Básica). O Modelador de Edifícios abre em uma caixa de diálogo da web.
  2. Crie um modelo do Modelador de Edifícios. Alinhe cada bloco com pelo menos seis imagens. Consulte o Guia de primeiros passos do Modelador de Edifícios para obter mais informações. A imagem a seguir contém um modelo básico de edifício de um bloco:

bm 1011015 BMSU1b pt BR Sketchup   Interface Básica

  1. Clique no botão Exportar para SketchUp. A caixa de diálogo Salvar no Armazém 3D aparece.
  2. Preencha as informações de seu modelo.
  3. Clique no botão Salvar. A caixa de diálogo Gerando arquivo do SketchUp aparece. O modelo do edifício aparece no SketchUp com uma guia para cada imagem que você usou no Modelador de Edifícios. Cada cena é uma cena que corresponde à foto. A imagem a seguir mostra o modelo no SketchUp com as guias de cena correspondentes:

bm 1011015 BMSU2b pt BR Sketchup   Interface Básica

A imagem a seguir mostra as miniaturas das cenas no Gerenciador de cenas (observe que a cena ativa apresenta um ícone em forma de lápis):

bm 1011015 BMSU3b pt BR Sketchup   Interface Básica

  1. Faça as modificações no modelo no SketchUp 8. A imagem a seguir mostra o edifício com unidades de ar-condicionado e paredes adicionais modeladas no SketchUp usando o modo Desenhar sobre a imagem:

bm 1011015 BMSU4b pt BR Sketchup   Interface Básica

  1. Clique no botão Compartilhar modelo (get ShareModel pt BR Sketchup   Interface Básica) do SketchUp. O modelo é enviado de volta ao Armazém 3D e é colocado sobre o modelo original do Modelador de Edifícios.

TEXTURAS DE FOTOS

TEXT DE FOTOS Sketchup   Interface Básica TEXTURAS DE FOTOS – Usar fotografias da estrutura real para “pintar” seu modelo é um requisito para que os modelos sejam aceitos para a camada Construções em 3D fotorrealistas do Google Earth.

As construções feitas com o Modelador de Edifícios são armazenadas no Armazém 3D que é um repositório on-line de modelos em 3D. Durante o processo para salvar a construção, a textura de foto é aplicada automaticamente. Além disso, sua construção será enviada para ser incluída na camada Construções em 3D do Google Earth para ser vista por todos os seus usuários. Como salvar e aplicar textura de foto à sua construção:

  1. Clique no botão Salvar. É exibida a caixa de diálogo Salvar no Armazém 3D.
Observação: A mensagem “Alguns lados da construção não podem ser foto-texturizados corretamente. Restrinja os blocos das imagens [image numbers] para corrigi-los” será exibida se houver imagens sem blocos restringidos, o que é necessário para que a texturização seja adequada. Clique no botão Cancelar para sair da caixa de diálogo do Armazém 3D. Clique nos números das imagens para restringir o bloco a cada imagem.
  • Substitua o nome atual da construção, por exemplo “Modelo em Albuquerque, NM, EUA” por uma descrição mais adequada.
  • Substitua o nome atual da construção, por exemplo “Modelado com o Modelador de Edifícios do Google” por uma descrição mais detalhada.
  • (Opcional) Adicione o endereço da construção.
  • Clique no botão Salvar. A construção é salva no Armazém 3D e o processo de texturização de foto (aplicação de imagens fotográficas na parte externa da construção) é automaticamente iniciado. Após salvar, a mensagem “Sua construção foi salva no Armazém 3D. Continue trabalhando ou crie uma nova construção” aparece na parte superior da Tela de edição.
Observação: As imagens usadas para texturizar a parte externa da construção são as mesmas imagens que você utilizou para criar o modelo.
Observação: O processo de texturização de foto pode gerar áreas pretas no exterior da construção. As construções vizinhas podem obstruir a imagem aérea de sua construção, o que origina as áreas pretas após a texturização. Em geral, este problema pode ser corrigido se você mesmo criar as construções vizinhas à sua. Sempre que uma construção vizinha for criada, o processo de texturização de foto é iniciado e reaplica as texturas, o que normalmente produz texturas mais nítidas.

VIS MOD G EARTH Sketchup   Interface Básica VISUALIZAR MODELO NO GOOGLE EARTH – A ferramenta Visualizar modelo no Google Earth é usada como um modo rápido de visualizar o seu modelo no Google Earth enquanto você está trabalhando nele. Para visualizar o seu modelo no Google Earth:Clique no botão Visualizar modelo no Google Earth para visualizar os seus modelos do SketchUp no Google Earth. O Google Earth abre. O SketchUp cria um arquivo temporário do seu modelo e coloca o modelo na localização apropriada do Google Earth.OBTER MOD Sketchup   Interface Básica OBTER MODELOS – Esta ferramenta é muito útil e como o próprio nome diz, serve para você obter modelos diretamente do site do Google Sketchup, o Armazém 3D ou 3d Warehouse. E é muito simples de usar. Basta clicar no ícone da ferramenta que aparecerá uma caixa de diálogos para você procurar seu modelo. Digite o nome do objeto que deseja encontrar e clique em pesquisar:

121 300x161 Sketchup   Interface Básica

Clique no modelo desejado e no botão FAZER DOWNLOAD DO MODELO:

13 300x161 Sketchup   Interface Básica

Aparerá uma caixa de diálogos pedindo se você quer salvar o modelo diretamente no Sketchup. Se você clicar em SIM ele descarrega o modelo direto na sua cena e se clicar em NÃO ele abre a caixa de diálogos para você localizar o diretório a ser salvo:

14 300x161 Sketchup   Interface Básica

COMP MOD Sketchup   Interface Básica COMPARTILHAR MODELO – Ao contrário da ferramenta anterior, com esta aqui você pode compartilhar seus modelos criados no Sketchup. Ou seja, pode colocá-los no Armazém 3D do Google. é um procedimento bem simples:

Clique na ferramenta COMPARTILHAR MODELOS. O Sketchup pedirá para fazer o login (se vocêd tem qualquer aplicativo do Google como Orkut por exemplo, é este login e senha que você usará).Depois de digitados seus dados. Aparecerá a seguinte caixa de diálogos pedindo se você quer que o Google limpe seu modelo. Se quiser clique sim ou não se não quiser.

15 300x161 Sketchup   Interface Básica

Em seguida aparecerá uma caixa de diálogos pedindos os dados do seu modelo como nome, descrição e tags. Preenchidos os dados clique em FAZER UPLOAD DO MODELO:

1610 300x161 Sketchup   Interface Básica

Aparecerá a caixa de carragamento do arquivo:

1710 300x161 Sketchup   Interface Básica

E em seguida seu modelo estará no Armazém 3d do Google:

1810 300x161 Sketchup   Interface Básica

COMPART COMPONENTE Sketchup   Interface Básica COMPARTILHAR COMPONENTE – Esta ferramenta tem a mesma função da ferramenta COMPARTILHAR MODELO. A diferença entre as duas é que na primeira, você compartilha toda a cena que estiver aberta no SU enquanto que, com a segunda ferramenta você pode selecionar determinado componente em sua cena e compartilhar apenas ele. Os procedimentos são os mesmos da primeira ferramenta.

Então é isso por hoje pessoal. Qualquer dúvida comentem aí que respondo a vocês o quanto antes.

Abraço a todos,

Izabel Lima

Artigos Relacionados:

 Sketchup   Interface Básica

Sobre 

Designer 3D, atuando há sete anos no Mercado de Projetos Arquitetônicos em 3D utilizando várias ferramentas de modelagem como Sketchup, 3DS Max, Promob e renderizadores como Kerkythea, Vray e Mental Ray tendo em seu portfólio mais de 1500 imagens renderizadas com alto grau de realismo. E Criadora e Administradora do projeto Ideias 3D, criado em julho de 2012 para difundir técnicas e dicas de modelagem com informações realmente relevantes à pessoas voltadas ao mercado de modelagem 3d.

1 Comment

  • Paulo Abreu

    Reply Reply 01/11/2013

    Gostei desta página, vc poderia inclusive produzir um CD com videoaulas de Sketchup, eu compraria com certeza. Mas eu continuo tendo dificuldade para compartilhar no Armazém 3D,um modelo que eu fiz. Vc poderia me explicar como fazer isso??? Agradeço a gentileza da resposta e a convido para conhecer o meu trabalho artístico em: http://www.pauloabreudesenhista.blogspot.com

Leave A Response

* Denotes Required Field