[VIDEO] – Kerkythea – Como Resolver Problemas de Exportação das Luzes IES

Olá, aqui é a Izabel mais uma vez!

E nos próximos vídeos e tutoriais vou tirar algumas das principais dúvidas que recebo dos seguidores do blog sobre exportação e renderização com Kerkythea:

São dúvidas e problemas muito parecidos que as pessoas tem ao instalar o Kerkythea e configurar os seus plug-ins e recursos, especialmente na hora das exportações.

E a grande parte dessas dúvidas que eu recebo no email ou nos comentários do blog são sobre a exportação das luzes IES.

As pessoas dizem que baixou o arquivo IES, que salvou elas soltas na pasta IES do Kerkythea, mas quando nomeiam alguma luz com a extensão IES (12.IES ou 13.IES), quando exporta pro Kerkythea o arquivo abre como se não houvesse nenhuma iluminação e quando coloca uma luz padrão do Kerkythea e não renomeia, o arquivo vai com alguma iluminação.

Ou as vezes as luzes simplesmente não aparecem quando exportam pro Kerkythea.
Podem ser duas coisas que estão acontecendo:

A primeira, pode ser que você esteja usando uma versão anterior (ou desatualizada) do plugin de exportação do Sketchup para o Kerkythea.

A versão que você pode configurar as luzes diretamente no Sketchup e já exportar configuradas para o Kerkythea é a versão SU2KT 3.17.

Se por exemplo, você estiver usando versão SU2KT 3.15, você não vai conseguir fazer esta operação (configurar as luzes IES direto no Sketchup), você terá problemas quando exportar as luzes para o Kerkythea.

Outro problema muito comum que eu vejo as pessoas se queixarem, é que as luzes simplesmente não aparecem na cena.

Isso pode ser mais simples do que você imagina para resolver. As luzes podem simplesmente estar dentro da parede. Sempre que você for criar iluminação, especialmente de spots, você nunca deve deixar a luz muito junto da parede, porque isso pode fazer a sua luz acabar entrando dentro da parede e não sendo vista na cena, pois a parede vai esconder a reflexão da luz.

Para corrigir esse problema, basta selecionar todas as luzes e afasta-las da parede e sua luz irá aparecer.

Então é isso aí!

Espero que você tenha gostado e possa ter ajudado de alguma forma!

E se você tem alguma dúvida ou gostou desse vídeo deixe um comentário abaixo, vou gostar muito de receber uma mensagem sua!

Um grande abraço
Izabel Lima

 

Leave A Response

* Denotes Required Field